Retiro Novo Vintage

QUINTA DO RETIRO NOVO VINTAGE

A Wiese & Krohn produz Vinhos do Porto Vintage a partir de uvas produzidas na sua própria Quinta ou com base em uvas originárias de outras Quintas.

Os primeiros são comercializados sob a marca Quinta do Retiro Novo.

QUINTA DO RETIRO NOVO VINTAGE YEARS

Retiro Novo Vintage 2011

Ano Vitícola
Tempo húmido e frio no inverno. Boas condições de floração, seguidas de condições atmosféricas que obrigaram a submeter a vinha a diversos tratamentos para evitar doenças. Um calor extremo no final de Junho causou danos em muitos vinhedos e provocou uma diminuição da colheita. A vindima iniciou-se nos primeiros dias de Setembro e desenrolou-se, em geral, sob um clima favorável. Qualidade notável.

Retiro Novo Vintage 2009

Ano Vitícola

Inverno frio e húmido. O abrolhamento e a floração ocorreram na altura habitual e em condições normais, indiciando contudo uma colheita relativamente pequena. Em Junho e Julho as temperaturas situaram-se abaixo da média, e houve mesmo alguma chuva. Agosto foi um mês de muito calor, tendo as uvas atingido uma elevada maturação.

A vindima arrancou nos primeiros dias de Setembro sob alta temperatura, com as uvas em bom estado e muito doces mas com alguma falta de acidez. A produção foi em quantidade inferior às expectativas mas de qualidade em geral bastante boa.

Retiro Novo Vintage 2007

Ano Vitícola

Inverno muito chuvoso. Condições meteorológicas desfavoráveis durante a floração causaram algum desavinho, tornando desnecessária a poda em verde. Devido ao calor e à humidade foram necessários tratamentos à vinha para evitar doenças. O verão foi menos quente que nos anos precedentes e chegou mesmo a chover, mas na quinzena anterior à vindima o processo de maturação beneficiou de uma temperatura mais elevada.

A vinificação decorreu em condições ideais – tempo seco (excepto dois ou três dias de chuva ligeira, sem consequências) e temperatura moderada. A qualidade veio a revelar-se de elevado nível.

Retiro Novo Vintage 2005

Ano Vitícola

Inverno e primavera extremamente secos. Muito boas condições de floração. Verão quente – inúmeras vinhas sofreram com o tempo seco, mas alguma chuva caída antes da vindima melhorou o estado de maturação das uvas. Colheita de volume médio, qualidade irregular mas com alguma produção de excelente qualidade.

Retiro Novo Vintage 2004

Ano Vitícola

Ano muito seco, com boas condições de floração. Alguma precipitação em Agosto foi de extrema utilidade para o processo de maturação das uvas. Na primeira quinzena de Setembro regressou a chuva, sem que as uvas tivessem sofrido danos por isso. A quantidade produzida foi inferior à do ano precedente, e a qualidade revelou-se bem melhor do que a esperada.

MEDALHA DE PRATA (Sélections Mondiales des Vins 2008, Canada).

Retiro Novo Vintage 2000

Ano Vitícola

Uma vindima de 1999 chuvosa, seguida de um inverno frio e seco quase sem chuva. Abril e Maio foram muito chuvosos, Junho e Julho muito secos e a primeira metade de Agosto extremamente quente. A vindima começou a 20 de Setembro. Os vinhos resultantes foram encorpados com cor intensa a aromas muito atrativos. O virar do século foi reconhecido pela produção de vinhos do Porto excepcionais.