Tawny 10 Anos

TAWNY 10 ANOS

Os Vinhos do Porto de 10 Anos são Tawnies velhos de grande complexidade e com os aromas e sabores típicos dos vinhos amadurecidos em madeira, salientando-se as notas de nozes e caramelo.

O Krohn 10 Anos é produzido a partir de uma selecção de vinhos do Porto com origem nas melhores vinhas do Vale do Douro. Os vinhos são envelhecidos em cascos de madeira de aproximadamente 630 litros de capacidade, por uma média de 10 anos. Estes cascos de madeira comportam um volume de vinho mais reduzido. Desta forma, o contacto do vinho com a madeira é proporcionalmente maior. À medida que o vinho estagia no casco, vai perdendo gradualmente a profunda cor vermelha “rubi” da sua juventude e começa a adquirir a encantadora tonalidade âmbar, conhecida em inglês como “tawny” (aloirada). Ao mesmo tempo, o vinho torna-se progressivamente mais macio e mais aveludado, e os seus aromas adquirem riqueza e complexidade.

Serviço

Recomendamos servir este vinho ligeiramente fresco, idealmente a uma temperatura entre 12ºC e 16ºC. Dadas as suas particularidades, este vinho poderá ser apreciado durante um alargado período de tempo após a abertura da
garrafa. Idealmente, recomendamos beber o vinho num período de dois a três meses depois de aberta a garrafa.

Indicações

Este vinho encontra-se pronto a ser consumido e não necessita ser decantado. A garrafa deve ser mantida de pé, protegida da luz e do calor.

Notas de Prova

Um vinho harmonioso, elegante e equilibrado, que combina a frescura da fruta madura com os aromas ricos a passas, tâmaras e compota.

Sugestão de Acompanhamento

O Krohn 10 Anos é um delicioso vinho de sobremesa, e harmoniza particularmente bem com sabores de amêndoas, frutos silvestres ou chocolate preto. Pode também acompanhar queijos ricos, como os queijos azuis. É excelente no final das refeições, como momento culminante de uma noite agradável, servido só ou com nozes ou amêndoas torradas.

Comentários de Imprensa

Wine Enthusiast Magazine
“Elegante e equilibrado, com uma boa acidez. Fresco e delicioso, exactamente como deve ser um 10 anos.”