Tawny

Vinho do Porto TAWNY

O Krohn Tawny envelhece durante três anos em pequenos cascos de madeira de aproximadamente 630 litros.

À medida que o vinho do Porto Tawny estagia no casco, vai perdendo gradualmente a profunda cor vermelha “rubi” da sua juventude e começa a adquirir a encantadora tonalidade âmbar, conhecida em inglês como “tawny” (aloirada). Ao mesmo tempo, o vinho torna-se progressivamente mais macio e mais aveludado, e os seus aromas adquirem riqueza e complexidade.

Após três anos de envelhecimento e pouco tempo antes do engarrafamento, os vinhos são loteados para atingir o melhor equilíbrio e harmonia.

Serviço

Recomendamos servir este vinho ligeiramente fresco, idealmente a uma temperatura entre 12ºC e 16ºC. Dadas as suas particularidades, este vinho poderá ser apreciado durante um alargado período de tempo após a abertura da
garrafa. Idealmente, recomendamos beber o vinho num período de dois meses depois de aberta a garrafa.

Indicações

Este vinho encontra-se pronto a ser consumido e não necessita ser decantado. A garrafa deve ser mantida de pé, protegida da luz e do calor.

Notas de Prova

Cor alaranjada e vibrante. Nariz a fruta amadurecida, aromas a figos e ameixas secas, potenciados pelo carácter amadeirado e notas especiadas. Redondo e macio no palato, sobressaindo os sabores da compota.

Sugestão de Acompanhamento

O Porto Tawny é um delicioso vinho de sobremesa, e harmoniza particularmente bem com sabores de amêndoas, frutos silvestres ou chocolate preto. Pode também acompanhar queijos intensos, de pasta azul. É excelente no final das refeições, como momento culminante de uma noite agradável, servido só, com nozes ou amêndoas torradas.